Cateterismo vesical

   
     Você sabe o que é cateterismo vesical? Não,  não tem nada a ver com coração.  O cateterismo vesical é um procedimento realizado para esvaziamento da bexiga. Seja qual for a causa, por algum motivo o indivíduo que não esvazia a bexiga adequadamente precisa realizar o cateterismo.

    Existem casos em que a pessoa consegue urinar porém não em jato contínuo,  tendo perdas urinárias durante o dia e contraindo a bexiga várias vezes antes mesmo dela estar completamente cheia. Nesse caso, a pessoa toma um medicamento para inibir as contrações da bexiga e assim não urina sozinha e precisa fazer o cateterismo para esvaziá-la.


Por que é necessário um medicamento para inibir as contrações da bexiga?

      A resposta é simples, assim como a pessoa que malha na academia, a bexiga que contrai demais fica rígida com o tempo. Há outros casos em que o cateterismo é indicado, como em bexigas que exercem pressão para cima correndo o risco da urina ir para os rins.

Como é feito o cateterismo vesical?

   O procedimento do cateterismo consiste em introduzir pelo canal da uretra um cateter vesical que eliminará a urina armazenada, isso deve ser feito com técnicas específicas e quem realiza esse procedimento no paciente deve receber treinamento para que evite infecções decorrentes de maus hábitos de higiene.
     O cateterismo vesical é realizado de acordo com a indicação do médico responsável para cada paciente e geralmente são feitas 5 vezes ao dia, deixando livre a noite. Regularmente devem ser realizados exames para avaliar a função renal e da bexiga.
      O médico responsável pelo cuidado com o sistema urinário é o urologista.
    

Comentários