HTLV: O QUE É E COMO EVITAR

   Olá, pessoal, você sabe o que é HTLV? Isso mesmo, HTLV, não confunda com HIV! Apesar de pertencerem à mesma família, são diferentes.

O que é HTLV?

   Como já falei, o HTLV é um retrovírus da família do HIV; retrovírus, porque assim como o HIV, eles fazem uma leitura reversa do código DNA, mas isso não é nosso assunto de hoje. Por que falar de doença? Farei uma breve descrição sobre a doença, mas o foco é divulgar que existe prevenção, e o conhecimento da profilaxia é a maior arma para evitar o contágio.
   É assustador saber que o HIV e o HTLV são da mesma família, não é? Pois é! Ambas são doenças incuráveis. No caso do HTLV, muitas pessoas que possuem o vírus nem sabem, e podem transmití-lo sem saber; isso porque a grande maioria das pessoas que têm o vírus são assintomáticas, ou seja, não apresentam sintomas. Estatísticas mostram que apenas 5% das pessoas infectadas desenvolvem doenças relacionadas ao vírus.
   Existem dois tipos:

  •  HTLV I  
  • HTLV II

As doenças estão relacionadas ao tipo I, o tipo II ainda não possui nenhuma doença confirmada em relação a ele. Mas o intuito desse post é apenas de tornar conhecido o vírus e sua forma de prevenção e não de formar médicos, que nem eu sou!!

Como se pega HTLV? Como se prevenir?

   Quando o portador desenvolve doenças, elas são muito graves, como doenças neurológicas degenerativas e hematológicas, como a Leucemia, por exemplo. Como são da mesma família, a forma de contágio é a mesma do HIV, portanto deve-se tomar as mesmas medidas para se prevenir do HTLV. O mesmo é transmitido através de relações sexuais, transfusões de sangue, uso compartilhado de objetos perfurantes, durante a gestação, na hora do parto e no aleitamento materno. Por isso, hoje em dia, esse exame faz parte do pré-natal, para que a mãe infectada não transmita a seu filho o vírus. Existe a possibilidade de falsos positivos nos exames, principalmente naquelas pessoas que tomaram a vacina contra o H1N1, vírus da gripe. Por isso, quando há um resultado positivo, é importante que se faça o exame específico para confirmar ou descartar o diagnóstico. O exame é o PCR para HTLV.

HTLV, o que fazer então?

   Como disse, não há tratamento para o vírus em si, mas para as doenças relacionadas a ele sim. Muitas pessoas que tem o vírus, nem mesmo o sabem, pois é raro o pedido desse exame, geralmente só é solicitado em exames pré-natais ou é feito quando a pessoa vai doar sangue.
   Agora que você já conhece as formas de contágio, é só se prevenir. Não esqueçam de que não é só através de relações sexuais, seringas e agulhas contaminadas que se contrai o vírus, por isso, atenção mulheres: não esqueçam de levar seu alicate quando forem à manicure, pois nunca se sabe se foram corretamente esterilizados. Divulgue essa informação ao maior número de pessoas que puder, para que também possam se prevenir!!
   Até o próximo post!!
o-que-é-htlv-www.boadeconversa.blogspot.com.br

Comentários